11.4.13

Clarice Lispector no JL


Marly de Oliveira, Clarice Lispector e Nélida Piñon


O Jornal de Letras, Artes e Ideias de 3 de Abril publica um extenso dossiê sobre Clarice Lispector e a sua obra, a propósito da exposição A Hora da Estrela, recentemente inaugurada na Fundação Calouste Gulbenkian.
Carlos Mendes de Sousa, estudioso da obra de Clarice Lispector, autor de uma sua biografia e de um livro que vai sair em breve no Brasil, Clarice Lispector. Pintura, fala-nos do percurso da obra da autora de Perto do Coração Selvagem em Portugal.
O dossiê tem artigos de Maria Leonor Nunes («A Hora da Estrela. Palavras Expostas»), Affonso Romano de Sant’Anna («Lembranças de um convívio») e de Alberto Dines («A escritora nos jornais»).
Particularmente interessante é o texto de Nélida Piñon, escritora brasileira que foi a amiga que segurou a mão de Clarice quando morreu: «Clarice era assim. Ia direto ao coração das palavras e dos sentimentos. Conhecia a linha reta para ser sincera. Por isso, quando o arpão do destino, naquela sexta-feira de 1977, atingiu-lhe o coração às 10h20 da manhã, no Hospital da Lagoa, paralisando sua mão dentro da minha, compreendi que Clarice havia afinal esgotado o denso mistério que lhe frequentara a vida e a obra. E que embora a morte com sua inapelável autoridade nos tivesse liberado para a tarefa de decifrar seu enigma — marca singular do seu luminoso génio —, tudo nela prometia resistir ao assédio da mais persistente revelação.»

 

Sem comentários:

Enviar um comentário