29.11.11

Exposição sobre Raymond Roussel em Serralves




Raymond Roussel, cuja principal obra, Impressões de África, foi recentemente publicada pela Relógio D’Água, será em Abril de 2012 o tema de uma exposição no Museu de Serralves, vinda do Museu Rainha Sofia de Madrid onde estará patente até 27 de Fevereiro.
«Locus Solus: Impressiones de Raymond Roussel» reúne mais de três centenas de obras de artistas como Marcel Duchamp, Salvador Dalí, Max Ernst, Francis Picabia ou Rodney Graham inspiradas no autor de Impressões de África e Locus Solus.
João Fernandes, director do Museu de Serralves, diz que Roussel é um autor com «um imaginário poderoso e surpreendente», o que talvez explique que esta exposição seja a primeira do protocolo entre o Museu Rainha Sofia e Serralves.



João Fernandes afirma ainda, no Público de 25 de Novembro, acerca de Impressões de África (1910): «Este livro é uma espécie de terramoto. Muitas vezes não percebemos nada do que se passa, mas as situações atraem-nos, prendem-nos. E depois ele explica-as. Há sempre um encanto, uma estranheza pelo que não entendemos.»

Sem comentários:

Enviar um comentário