14.6.10

Os Ensaios da Fundação



A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) vai lançar os três primeiros números da colecção Ensaios da Fundação, num projecto em que a Relógio D’Água participa enquanto coordenadora editorial. Trata-se de:


O Ensino do Português, de Maria do Carmo Vieira


Portugal: Os Números, de Maria João Valente Rosa e Paulo Chitas


Na selecção dos temas a tratar, a colecção Ensaios da Fundação, dirigida por António Araújo, obedece aos princípios estatutários da FFMS: «conhecer Portugal, pensar o país e contribuir para a identificação e resolução dos problemas nacionais, assim como promover o debate público.»

Esta colecção caracteriza-se pelas suas elevadas tiragens e baixos preços. A edição brochada custa €3,50 e a de capa dura, distribuída nas livrarias pela Relógio D'Água, €5. Serão editados cerca de 14 volumes por ano, abordando de modo acessível os mais diversos temas e áreas da sociedade portuguesa, em livros de cerca de 100 páginas.

Em síntese, estamos perante uma iniciativa editorial inédita na área do ensaio.

Criada em 2009 pelos descendentes de Francisco Manuel dos Santos, a FFMS tem como principal objectivo estimular o estudo da realidade portuguesa, com o propósito de assim contribuir para o desenvolvimento da sociedade, o reforço dos direitos dos cidadãos e a melhoria das instituições públicas. É presidida por António Barreto.

Os Ensaios da Fundação juntam-se assim à inovadora PORDATA, lançada no início deste ano, que fornece acesso gratuito à mais completa base de dados estatísticos do país.




Sem comentários:

Enviar um comentário