Disponível em www.relogiodagua.pt e a chegar às livrarias: Mártir!, de Kaveh Akbar (tradução de José Miguel Silva), romance finalista do National Book Award
Cyrus Shams é um jovem a lidar com uma herança de violência e perda. O avião no qual viajava a mãe foi abatido nos céus do Golfo Pérsico num acidente sem sentido, e a vida do pai na América foi limitada devido ao seu trabalho como matador de frangos numa empresa de produção industrial de gado.
Cyrus é alcoólico, viciado e poeta. A sua obsessão por mártires leva-o a investigar os mistérios do seu passado. Um tio que cavalgava pelos campos de batalha iranianos vestido como o anjo da morte para inspirar e confortar os moribundos; e a mãe, através de uma pintura descoberta numa galeria de arte em Brooklyn, que sugere que ela talvez não fosse quem ou o que parecia ser.
Mártir!, de Kaveh Akbar, é um tributo à forma como passamos as vidas em busca de significado — na fé, na arte, em nós mesmos e nos outros.
«O primeiro romance de Kaveh Akbar é tão deslumbrante, comovente e belo, que, ao lê-lo, me esquecia constantemente de respirar. Esta história e as suas personagens ficarão comigo o resto da vida.»
[John Green, autor de A Culpa É das Estrelas]
«Akbar é um escritor deslumbrante, com uma habilidade incrível. O que consegue em Mártir! não fica aquém de um milagre.»
[The New York Times Book Review]
«Kaveh Akbar é um dos meus escritores favoritos. De sempre.»
[Tommy Orange]
«O melhor romance que podemos ler sobre a alegria da linguagem, o vício, o deslocamento, o martírio, a pertença e as saudades de casa.»
[Lauren Groff]
«Kaveh Akbar retrata o espetro da vida e da morte com enorme beleza e cuidado.» [Raven Leilani]
Nascido a 15 de janeiro de 1989, Kaveh Akbar é um poeta, romancista e editor iraniano-americano. É autor das coletâneas de poesia Calling a Wolf a Wolf e Pilgrim Bell. O seu romance Mártir!, bestseller do The New York Times, foi finalista do National Book Award e um dos livros favoritos do ano de Barack Obama.
Akbar é fundador do Divedapper e editor de poesia da revista The Nation. Em 2018, a NPR denominou-o «o maior incentivador da poesia». Em 2024 recebeu uma bolsa Guggenheim e foi incluído pela Time na lista TIME100 Next 2024.
Mais informação em https://www.relogiodagua.pt/produto/martir/