17.6.21

De Os Pássaros Brancos e Outros Poemas, de W. B. Yeats

 



«As Lamentações de Um Velho Pensionista


Embora me abrigue da chuva

Sob uma árvore quebrada,

A minha cadeira era a mais próxima do fogo

Em todas as reuniões

Onde se falasse de amor ou política,

Antes de o Tempo me ter transfigurado.


Embora os jovens ergam de novo barricadas

Para uma conspiração

E desvairados tratantes gritem a sua vontade

Contra a humana tirania,

As minhas meditações pertencem ao Tempo

Que me tem transfigurado.


Não há mulher que volte o rosto

Para uma árvore quebrada

E, todavia, as belezas que amei

Conservo‑as na minha memória;

Cuspo no rosto do Tempo

Que me tem transfigurado.» [p. 39]



Os Pássaros Brancos e Outros Poemas (trad. Maria de Lourdes Guimarães e Laureano Silveira) e outras obras de W. B. Yeats estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/william-butler-yeats/

Sem comentários:

Enviar um comentário