15.1.21

Entrevista de Don DeLillo no Ípsilon



«Em “O Silêncio” o apocalipse é global e logo que o livro saiu, o nome de DeLillo voltou a surgir conotado com uma palavra que o tem seguido em muitos dos seus romances: profeta. Ele é alguém com uma capacidade de antecipar o tempo. Os seus livros ecoam uma intemporalidade que não vem da observação imediata.
O silêncio que se instala na Nova Iorque de 2022 partilha muito do silêncio actual e levou a que o editor decidisse antecipar a publicação do romance. Aconteceu outra coisa: o acrescento de uma palavra já em pós-produção: covid-19. Não estava no original e Don DeLillo mandou que fosse retirada, não aceitando o argumento de que ela tornaria o livro mais contemporâneo. Não a tinha escrito e isso era o suficiente para que tudo fosse enviado para trás, recusando qualquer relação entre oportunismo de vendas e literatura.

(…)

Escreveu este romance antes da pandemia, mas descreve ambientes e sensações semelhantes às que estamos a viver ou vivemos na primeira fase. Estou a lembrar-me de Tessa e uma passagem específica: “Peço-vos desculpa, vou tentar calar-me. Mas ainda fresco na memória de todos, o vírus, a pandemia, as filas nos terminais dos aeroportos, as máscaras cirúrgicas, as ruas desertas das cidades.” De onde lhe veio esta frase antes desta experiência real?


É muito estranho, sim. Acabei o romance em Março [de 2020] quando as coisas estavam a ficar muito graves aqui nos Estados Unidos e o meu editor decidiu que tinha de publicar o romance rapidamente, em vez do que seria normal: esperar um ano até ser publicado. Fê-lo em nove meses. (…) sei que quando escrevi aquilo não estava, de certeza, a tentar prever o que quer que fosse, nem tenho essa capacidade. É qualquer coisa que acontece e não sei explicar. Terá a ver, talvez, com o modo como me relaciono com a linguagem. E tem a ver ainda mais, acho, com o modo como funciona a cabeça de um escritor.»


[Isabel Lucas, «Ípsilon», 2021/01/15]

«O Silêncio» e outras obras de Don DeLillo estão disponíveis em: https://relogiodagua.pt/autor/don-delillo/


Sem comentários:

Enviar um comentário