16.7.15

A chegar às livrarias: Departamento de Especulações, de Jenny Offill (trad. José Miguel Silva)





Departamento de Especulações fala-nos de um casamento, sendo uma sedutora contemplação dos mistérios da intimidade, confiança, fé, conhecimento, e da condição universal de fracasso que nos une.
A heroína de Jenny Offill, «a esposa», trocou cartas de amor com o marido, carimbadas como «Departamento de Especulações» — nome de código para todas as incertezas inerentes à vida e para os contornos estranhamente definidos de uma relação prolongada. À medida que enfrenta alguma catástrofes vulgares — um bebé com cólicas, um casamento hesitante e ambições estagnadas —, analisa a sua difícil situação, invocando tudo, desde Keats e Kafka, passando pelas duras experiências dos estoicos, e terminando em lições de cosmonautas russos.
A autora reflete sobre a experiência do amor maternal e sobre a quase completa destruição do «eu» que dele surge, confrontando a fricção da vida doméstica com as seduções e exigências da arte.


«Um romance maravilhosamente difícil de definir, porque aponta simultaneamente para várias direções, brilhando com diferentes tons de emoção. Se é uma descrição angustiante de um casamento em perigo, é também um poema em louvor do matrimónio.» [James Wood, The New Yorker]


«Departamento de Especulações, de Jenny Offill, não se assemelha a nenhum outro livro que tenha lido. Se vos disser que é divertido, tocante e verdadeiro; que é tão compacto e misterioso como um neutrão, que nos conta uma profunda história sobre amor e paternidade, e que para isso invoca (entre outros) Keats, Kafka, Einstein, cosmonautas russos e conselhos para as domésticas de 1896, serão capazes de acreditar em mim, e lê-lo?» [Michael Cunningham]

Sem comentários:

Enviar um comentário