17.7.15

Ípsilon entrevista Elena Ferrante




 No último número do ípsilon (17/7/15) que lhe dedica a capa, é publicada uma entrevista feita por Isabel Lucas à escritora Elena Ferrante.
É a primeira entrevista concedida pela autora a um órgão de comunicação português e uma das raras que concedeu a nível mundial, até porque tem mantido um persistente anonimato. A entrevista surge na altura em que a Relógio D’Água publica o romance História do Novo Nome, segundo volume da tetralogia A Amiga Genial (título que surge depois da edição de Crónicas do Mal de Amor em Maio de 2014).

«Há uma imagem que permanece depois desta entrevista, tão forte e tão clara como as que povoam as suas histórias. “Uma pessoa que trata da vida de todos os dias transportando sempre um livro e um bloco de notas na mala de mão.” Elena Ferrante é essa pessoa. Continua sem rosto para os leitores que a seguem um pouco por todo o mundo e vêem nela uma das mais poderosas escritoras da actualidade, capaz de descrever o que de mais íntimo, reservado, ambíguo e explosivo existe no acto de viver. É um íntimo com uma paisagem definida. As personagens carregam o ambiente onde se fizeram. E as de Ferrante, como ela, construíram-se em Nápoles, a cidade que ama e odeia, mas sem a qual não vive.»

«Numa entrevista sobre as razões do seu anonimato, respondeu: “Escrever sabendo que não vou aparecer produz um espaço de absoluta liberdade criativa.” Acha que a sua escrita seria diferente se não tivesse escolhido não se revelar?
Tenho a certeza disso. Divulgar a própria pessoa ao mesmo tempo que o livro, segundo o costume da indústria cultural, é completamente diferente de nos escondermos no texto e de não sairmos dele a não ser graças às capacidades imaginativas dos leitores.»


«Quais são os seus autores de referência, os que a influenciaram e influenciam?
Muitas vezes os escritores atribuem-se antepassados literários de grande relevo, cujo eco, porém, é inconsistente nas suas obras. Por isso, é melhor não referir nomes excelsos, que só assinalam o grau da nossa soberba. Prefiro enunciar um método: uma vez que somos mais influenciados por aquilo que os especialistas dizem dos grandes livros do que pela sua leitura, é preferível ler os textos, quer sejam grandes ou pequenos, para os subtrair ao perímetro em que os encerraram e procurar as páginas que, aqui e agora, nos ajudam a fugir ao óbvio.»

Sem comentários:

Enviar um comentário