25.6.10

Novidade • Peter Sloterdijk • Cólera e Tempo




Tradução de Manuel Resende
PVP €20


 
«Assim, o caminho que conduz à compreensão das catástrofes que acabámos de sofrer e das que se anunciam passa num primeiro tempo pela recordação da teologia. A associação da cólera e da eternidade era um axioma cristão. Teremos de mostrar como, a partir daí, se pôde desenvolver a constelação da cólera e do tempo — ou da cólera e da História. No decurso dos nossos decénios, caracterizados pelo neo-analfabetismo religioso, esquecemo-nos praticamente de que o discurso de Deus no monoteísmo incluiu também sempre um Deus colérico. Ele é o grande impossível da nossa época. E se ele estivesse a trabalhar, subterraneamente, para voltar a ser nosso contemporâneo? Antes de chamar de novo a atenção para esse personagem soterrado nos escombros da História, é útil examinar mais precisamente as condições gerais da economia da cólera.»
Da Introdução


«As análises mais importantes deste livro são as consagradas às mutações judaico-cristãs da cólera. Na Grécia Antiga podia exprimir-se directamente a cólera. Mais tarde só foi possível a sua sublimação, adiamento, recalcamento ou transferência.»
Slavoj Žižek


Peter Sloterdijk nasceu em Karlsruhe, em 1947. É catedrático de Filosofia na Hochschule für Gestaltung, de Karslruhe. Formado na escola de fenomenologia, do existencialismo e da teoria crítica é, actualmente, o mais inovador e expressivo pensador alemão.
Da sua vasta obra, a Relógio D’Água publicou A Mobilização Infinita, O Sol e a Morte – Diálogos com Hans-Jürgen Heinrichs, O Estranhamento do Mundo, Palácio de Cristal – Para Uma Teoria Filosófica da Globalização e A Loucura de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário