24.6.10

Ernesto Sabato na Revista Ñ



Ernesto Sabato a las puertas del centenario

«Casi ciego y recluido en su casa desde hace cuatro años, Sabato no estará prestente en el homenaje que le tributará la provincia de Buenos Aires con la concesión de la medalla José Hierro. Su hijo Mario, de 65 años, en su nombre, aceptará el honor en el nombre de su padre.



Ernesto Sabato, el último superviviente de los escritores con mayúscula de la literatura argentina, cumplirá mañana 99 años retirado en su residencia de Santos Lugares, en las afueras de Buenos Aires.»
[Ler na íntegra aqui]



De Ernesto Sabato a Relógio D'Água publicou

O Túnel é a única novela escrita pelo argentino Ernesto Sabato e que, conjuntamente com Heróis e Túmulos e Abaddón, o Exterminador e diversos ensaios, o tornaram um dos mais importantes escritores contemporâneos. O Túnel possui uma estrutura policial, tendo em Maria Iribarne uma personagem feita dessa alternância de luz e sombra que acaba por levar o pintor Juan Pablo Castel a assassiná-la, num processo em que os seus actos são analisados até à exaustão.


Livro sobre o amor, O Túnel é também uma obra sobre a criação e o que nela pode haver de obsessivo na ânsia de ultrapassar a solidão. «Existiu uma pessoa que poderia entender-me; mas foi precisamente essa pessoa que matei», diz Juan Pablo que se apaixonara pela mulher que fora capaz de compreender um quadro seu e de quem mais tarde não suportará o abandono.

Sem comentários:

Enviar um comentário