30.10.25

Djaimilia Pereira de Almeida vence Prémio Literário Fernando Namora com Livro da Doença



O romance Livro da Doença, de Djaimilia Pereira de Almeida, publicado pela Relógio D’Água, foi distinguido com o Prémio Literário Fernando Namora 2025.

O júri, presidido por Guilherme d’Oliveira Martins e composto por José Manuel Mendes, Manuel Frias Martins, Maria Carlos Gil Loureiro, Ana Paula Laborinho, José Carlos de Vasconcelos e Dinis de Abreu, considerou-o um livro que «cativa o leitor, pelo seu alcance humano e pela riqueza da construção ficcional. Colocando a narrativa na primeira pessoa do singular, é na experiência da autora e nas suas memórias que emerge o sintoma autobiográfico do romance […] Obra violenta, esteticamente bem construída em vários registos narrativos, “Livro da Doença” constitui um momento relevante da memória histórica da literatura em língua portuguesa».

O prémio é instituído pela Estoril Sol.


“No momento em que morreu, Joaquim escrevia um livro que nunca me mostrou. Meu pai, meu estranho. Ouvi falar da sua obra inacabada desde criança. Onde guardar a dança da mão direita do escritor, enquanto projectou o romance, toda a vida adulta, o pontilhado de gestos abortados, os rascunhos fantasma, tentativas, planos, ou seriam sonhos, a energia despendida, o fogo de que irradiavam ideias que jamais viram a luz? O que restou foi o vazio. Mas talvez o vazio seja um lugar — uma cidade — repleto de avenidas.”


Djaimilia Pereira de Almeida é autora de vários livros, entre os quais os romances Esse Cabelo, Luanda, Lisboa, Paraíso, As Telefones, Três Histórias de Esquecimento, Ferry e Toda a Ferida É Uma Beleza, vencedor do Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB 2024. Em 2025 recebeu o Prémio Vergílio Ferreira pelo conjunto da sua obra. Os seus livros e ensaios receberam o Prémio Oceanos, o prémio Ensaísmo Serrote, o Prémio Literário Fundação Inês de Castro, o Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz, o Prémio Primeiras Teses e o Prémio Novos. Em 2023, Djaimilia recebeu o Prémio FLUL Alumni, atribuído pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde se doutorou, em reconhecimento do seu percurso literário. Ensinou na New York University. Escreve na Quatro Cinco Um e no Observador. Nasceu em Luanda, em 1982. A sua última obra é o Livro da Doença.


Livro da Doença e outras obras de Djaimilia Pereira de Almeida estão disponíveis em https://www.relogiodagua.pt/autor/djaimilia-pereira-de-almeida/

Sem comentários:

Enviar um comentário