23.1.24

Sobre Gueorgui Gospodinov

 


Gueorgui Gospodinov conversa com Inês Fonseca Santos, no Todas as Palavras, a propósito do seu romance Refúgio no Tempo, recentemente editado em Portugal. O programa de 5 de Janeiro pode ser visto aqui: https://www.rtp.pt/play/p12723/e739199/todas-as-palavras?fbclid=IwAR2mZAmA_y8LHgDAQc-NrSJ5OP4JJ7FrTeGZ8KULQpISI1e2AhEwWuYmQCM




O enigmático Gaustine, que o narrador conheceu num seminário de literatura à beira-mar, inaugura uma clínica para doentes de Alzheimer.

De modo deliberado, as diferentes divisões reproduzem as várias décadas do século xx, do mobiliário aos pormenores, o que permite aos pacientes regressarem ao cenário dos seus anos de plenitude. Em breve, um número crescente de cidadãos procura inscrever-se na clínica para escapar ao beco sem saída em que se converteram as suas vidas na actualidade.

A ideia espalha-se por toda a União Europeia. E então o passado invade o presente, conferindo à narrativa uma dimensão de premonição e distopia.


Refúgio no Tempo (tradução do búlgaro de Monika Boneva e Paulo Tiago Jerónimo) está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/refugio-no-tempo-pre-venda/

Sem comentários:

Enviar um comentário