22.5.22

Sobre A Planície, de Jhumpa Lahiri

 



A acção deste romance de Jhumpa Lahiri decorre entre a Índia e os EUA. É a história de dois irmãos ligados pela tragédia, de uma mulher brilhante perseguida pelo seu passado, de um país destruído pela revolução e de um amor que sobreviveu à morte.

Subhash e Udayan Mitra são irmãos inseparáveis. Vivem num bairro pobre em Calcutá, onde nasceram, e onde muitas vezes são confundidos pelos vizinhos, tal a sua semelhança.

Mas eles são bem diferentes.

Nos anos 60, Udayan junta-se ao movimento de Naxalbari, que luta contra a desigualdade e a pobreza, arriscando a própria vida.

Subhash, que não partilha a paixão política do irmão, parte em busca de uma carreira de investigação científica num tranquilo recanto dos EUA.

Mas quando Subhash descobre o que aconteceu ao irmão, regressa ao seu país de origem, na esperança de poder reconstruir a sua fragmentada família.


A Planície foi finalista do National Book Award e esteve na shortlist do Man Booker Prize 2013.


«(…) Lahiri escreve com enorme precisão emocional, movendo-se com confiança entre diferentes períodos, lembrando Light Years, de James Salter. Na sua versão épica, o que é comum ilumina-se. Parece escrever sobre famílias, mas na verdade escreve sobre a solidão, e sobre pessoas que evitam os que lhes são mais próximos… A sua voz possui uma autoridade moral intemporal.» [Anjali Joseph, The Times Literary Supplement]


«Espantosa… Lahiri é uma realista comparável a John Updike, Philip Roth e Jonathan Franzen…» [Urmila Seshagiri, Los Angeles Review of Books]


A Planície (trad. Inês Dias) está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/a-planicie/

Sem comentários:

Enviar um comentário