17.4.20

Byung-Chul Han aborda novamente a questão da pandemia do coronavírus e as suas consequências




O filósofo germano-coreano Byung-Chul Han, de quem a Relógio D’Água tem editado a obra em Portugal, publicou um artigo em exclusivo na revista «Le Nouvel Observateur», intitulado: «Vigilância e disciplina: a China é o futuro da Europa?»
Byung-Chul Han prevê que a luta contra o coronavírus provavelmente marcará o fim do modelo de sociedade liberal, e escreve: «Devido ao perigo terrorista, suportamos sem opor resistência as medidas de segurança humilhantes impostas nos aeroportos. […] Cada um de nós é um terrorista em potência. O vírus é um agente terrorista que respiramos. […] Nestas condições, é quase desnecessário dizer que a pandemia levará a medidas que tornarão toda a sociedade uma zona de segurança a longo prazo, uma quarentena em que todos serão tratados como potenciais portadores do vírus.»

O artigo de Byung-Chul Han na «Le Nouvel Observateur» (14/4/2020) pode ser (parcialmente) lido aqui: https://www.nouvelobs.com/idees/20200414.OBS27522/surveillance-et-discipline-la-chine-est-elle-l-avenir-de-l-europe.html

A Expulsão do Outro e outras obras de Byung-Chul Han estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/byung-chul-han/

Sem comentários:

Enviar um comentário