17.2.20

Sobre Bucareste-Budapeste: Budapeste-Bucareste, de Gonçalo M. Tavares




«Gonçalo M. Tavares retoma a sua coleção sobre cidades com as três histórias curtas que integram o volume "Bucareste-Budapeste: Budapeste-Bucareste":
Entramos no mais recente livro de Gonçalo M. Tavares como entramos numa sala de cinema às escuras: tateando por entre obstáculos e pressentindo vultos que aos poucos se vão tornando familiares, à medida que nos habituamos aos seus contornos.
A comparação cinematográfica não é inocente. Qual realizador experimentado que tem diante de si um guião rigoroso, Tavares aproxima e afasta planos, corta o supérfluo e gere as tensões, aguardando pelo momento certo para revelar a informação que fará o leitor ter uma perceção diferente.
É exemplo maior desse plano o conto inicial, que dá título ao livro. Duas narrativas que correm a par, sem jamais se tocarem, até porque se movem no sentido diametralmente oposto: na primeira, acompanhamos as movimentações de dois homens que roubam uma estátua.» [Sérgio Almeida, JN, 13/2/2020. Texto completo em https://www.jn.pt/artes/especial/manual-de-instrucoes-da-vida-quotidiana-11818507.html?fbclid=IwAR0Qa2dkbXAdS3pzZe0lGTAOe6g2Ug9y71Vchzby_S6lrtZlR7fuY8C6YkM ]

Esta e outras obras de Gonçalo M. Tavares estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/goncalo-m-tavares/

Sem comentários:

Enviar um comentário