20.11.19

Novo Romance de Elena Ferrante Vai Ser Publicado pela Relógio D’Água




La vita bugiarda degli adulti (A Vida Mentirosa dos Adultos), o novo romance de Elena Ferrante, será publicado pela Relógio D’Água, tal como sucedeu com as suas outras obras.
O livro foi editado em Itália a 7 de Novembro, tendo tido uma procura excepcional por parte dos leitores e a atenção e elogio da crítica.
Muitas livrarias italianas mantiveram-se abertas até depois da meia-noite de 6 de Novembro, com leitores desejosos de comprar o romance o mais rapidamente possível. Actores e autores realizaram leituras enquanto se aguardava. Foi exibido o documentário Ferrante Fever — o vencedor do Prémio Strega e director do Salão do Livro de Turim, Nicola Lagioia, organizou uma sessão em Turim. A atenção mediática que o romance gerou tem sido comparada, em vários canais de notícias, à do último volume da saga de Harry Potter.
Due anni prima di andarsene di casa mio padre disse a mia madre che ero molto brutta” (Dois anos antes de sair de casa, o meu pai disse à minha mãe que eu era muito feia) é a primeira frase do livro, em que uma adolescente percebe que o mundo dos adultos, que ensinam aos mais novos que não se deve mentir, está afinal repleto de falsidade.
A personagem principal da obra é Giovanna Trada, que tem 12 anos no início da narrativa. É filha única e os pais são professores, a mãe, Nella, de latim e grego, o pai, Andrea, de história e filosofia. E há ainda a tia Vittoria, empregada doméstica em casas abastadas, de quem a família se afastou.
No La Repubblica, o escritor e dramaturgo Stefano Massini comparou este romance a A Educação Sentimental, dizendo que La vita bugiarda degli adulti lhe parece uma educação sentimental, na qual a personagem de Frédéric Moreau do romance de Flaubert é agora feminina e se chama Giovanna e em que se põe a nu as hipocrisias da moderna burguesia intelectual napolitana.
As traduções da obra serão publicadas em simultâneo nos diferentes países em Junho de 2020. A autora mantém o anonimato e, como é habitual, deverá apenas dar algumas entrevistas por escrito.

Sem comentários:

Enviar um comentário