8.8.18

Sobre «O Senhor Walser e a Floresta», «O Senhor Brecht e o Sucesso» e «Breves Notas sobre Literatura-Bloom», de Gonçalo M. Tavares


«O Senhor Walser e a Floresta juntamente com O Senhor Brecht e o Sucesso enquadram-se na série “O Bairro”, em constante crescimento com os seus alter-egos imaginados de escritores famosos, de onde partiram já diversas peças teatrais, curtas cinematográficas e até especiais de rádio. Na forma de inocentes opúsculos, que quase parecem literatura infantil, sempre acompanhados pelos belos desenhos de Rachel Caiano, Gonçalo M. Tavares constrói, com precisão, personagens masculinas imediatamente identificáveis pelos seus tiques especiais, pensamentos peculiares e pela sua solidão (quase sempre voluntária, ou decorrência da sua personalidade) (…).
(…) Já em Breves Notas Sobre Literatura-Bloom – Dicionário Literário, com o jocoso subtítulo “Uma das muitas maneiras (definitivas) de fazer literatura”, Tavares serve-se do formato fechado e rigoroso do dicionário para dele fazer repositório de tudo o que a (boa) escrita pode e deve conter, inventando significados e significantes para os signos-palavras, que todos os dias temos como unívocas, numa demonstração cabal de como toda a linguagem é necessariamente um meio e nunca um fim cristalizado e previsível.»

[Paulo Ribeiro da Silva, Revista Intro, 2018/08/07]







Sem comentários:

Enviar um comentário