5.7.18

No centenário do nascimento de Ingmar Bergman





No ano em que se comemora o centenário do nascimento de Ingmar Bergman, a Leopardo Filmes e a Medeia Filmes preparam um programa de homenagem ao realizador que decorrerá de 11 de Outubro a 15 de Novembro (no Espaço Nimas, em Lisboa, e Teatro Campo Alegre, no Porto), coincidindo também com a apresentação, em Lisboa, do novo trabalho da coreógrafa Olga Roriz, “A Meio da Noite”, uma homenagem a Bergman e aos seus actores.
A Relógio D’Água editou a sua autobiografia Lanterna Mágica (publicada originalmente em 1987), um olhar sobre a sua vida passada marcada por uma educação rígida, uma imaginação fecunda e uma vida amorosa acidentada.
Através da sua leitura vemos como foi um homem do teatro e do cinema, tendo vivido com intensidade os seus momentos de crise e de graça.
Bergman avalia sem autocomplacência as suas relações familiares, de amizade e amorosas, e fala com lucidez dos seus encontros com actores como Laurence Olivier, Greta Garbo ou Ingrid Bergman. Revela ainda episódios desconhecidos das filmagens de Morangos Silvestres, Mónica e o Desejo e Sonata de Outono.
A obra testemunha as suas feridas e crises, mas também os seus momentos de felicidade, iluminados pelo persistente fulgor da infância.

Sem comentários:

Enviar um comentário