2.1.18

Livro de Gabriel Tallent em destaque nas novidades literárias de 2018





«O título português de My Absolute Darling já está escolhido: O Meu Amor Absoluto. É o romance de estreia de Gabriel Tallent, um autor mundialmente desconhecido mas que na rentrée literária norte-americana apareceu como o grande romance entre as novidades apresentadas. A editora Relógio D’Água comprou os direitos para Portugal e em fevereiro o seu valor literário já pode ser conferido pelos leitores.
Contrariamente a outros fenómenos de literatura fabricados pelas grandes editoras, tudo indica que O Meu Amor Absoluto não se fique pela propaganda, pois quem já leu a edição inglesa — a Portugal chegaram alguns poucos exemplares — considera estar-se perante uma grande obra. Seja a nível de violência emocional, suportada por uma narrativa excelente, seja pela forma como o relato vai crescendo e confronta o leitor com um drama impiedoso numa história em que um pai transforma a sua filha a seu bel-prazer. Turtle é uma menina que aos seis anos recebe a primeira arma de presente e aos 14 tem muito melhor pontaria que notas escolares. Martin é um pai que prepara a filha contra todos os males do mundo, infligindo-lhe outros, como o abuso sexual.

Não se vai contar mais da história mas sim a do livro, sobre o qual no final de agosto a crítica do The New York Times dizia ser “um romance de estreia que desce à escuridão” e garantia que, num “mundo literário muitas vezes claustrofóbico, Tallent parece ter chegado [aos 30 anos] já formado». Entre os elementos biográficos, destaca-se a tradicional história do escritor esforçado que serve à mesa de restaurantes para pagar as contas e vive no interior até ao momento em que consegue vender o seu original à editora Riverhead em 2015. Nada disto importa, pois o romance ultrapassa todos os fait divers montados para o promover.» [João Céu e Silva, DN, 30/12/2017]

Sem comentários:

Enviar um comentário