21.5.10

Novidade • Giorgio Agamben • Nudez




NUDEZ
Giorgio Agamben


Tradução de Miguel Serras Pereira
PVP €16


Tal como em Profanação, Giorgio Agamben reúne neste livro um conjunto de breves ensaios relacionados com temas actuais da sua investigação. Estes vão da festa, que o autor relaciona com a bulimia contemporânea, até à nudez, cujas ligações com a teologia são analisadas.
Outros temas abordados por Agamben são o do corpo glorioso do beato, que tem estômago e órgãos sexuais e que, no entanto, não se alimenta e não faz amor, ou então a nova figura da identidade pessoal que os dispositivos biométricos estão a impor à humanidade.
O ponto de fuga para que convergem todos estes temas é o da inactividade, entendida não como ócio ou inércia, mas como paradigma da acção humana e de uma nova política.
O pensamento de Agamben percorre assim uma espécie de terra de ninguém, movendo-se através de uma escrita que vai delineando um universo próprio, feito de pensamento, literatura e de incursões na filologia, situando-se entre o apontamento metafísico e as anotações sobre os costumes mais recentes.





Giorgio Agamben é professor de filosofia na Universidade de Veneza. É autor de uma vasta obra publicada em numerosos países. Entre os seus títulos mais importantes destacam-se Homo Sacer (1995), La comunità che viene (2001), Stato di eccezione (2003) e Il sacramento del linguaggio (2008).


Índice
Criação e salvação
O que é o contemporâneo?
K.
Da utilidade e dos inconvenientes do viver entre espectros
Sobre o que podemos não fazer
Identidade sem pessoa
Nudez
O corpo glorioso
Uma fome de boi
O último capítulo da história do mundo



2 comentários:

  1. peço desculpa pela correcção, mas a obra "la comunità che viene" é na verdade de 1990.

    continuem com o bom trabalho editorial

    ResponderEliminar