17.5.10

Novidade: M. F. K. Fisher, A Arte de Bem Servir




Mary Frances Kennedy Fisher foi a grande dama da literatura norte-americana e da gastronomia.

Nasceu em Albion, Michigan, E.U.A., a 3 de Julho de 1908 e, ao longo da sua vida, escreveu numerosos livros, alguns dos quais se tornaram clássicos.

Foi admirada pela sua originalidade e pela sua fantasia, inteligência e estilo. O poeta W. H. Auden não hesitou em ver nela, quase desde o início, «a maior estilista de língua inglesa».

M. F. K. Fisher foi também tradutora de Fisiologia do Gosto de Brillat-Savarin, recentemente publicada nesta editora.

Viajou muito e passou os últimos anos em Glen Ellen, Califórnia. Faleceu em 1992, deixando atrás de si várias obras sobre gastronomia, um livro de memórias sobre as suas amizades e um romance.



«As obras de Mrs. Fisher tratam de comida e de pessoas, temas que a autora está habilitada para abordar com especial competência. Em primeiro lugar, porque a cozinha é para ela um passatempo e não uma profissão. Diversos chefes famosos publicaram as suas memórias, mas quando descrevem os clientes têm a desvantagem de apenas os conhecer à mesa, enquanto que, para Mrs. Fisher, cada convidado é também um amigo, um amante ou um marido, de modo que tem a possibilidade de relacionar os seus hábitos gastronómicos com o conjunto da sua personalidade. Para além disso, não estando confinada à cozinha pelo exercício da profissão, tem muitas oportunidades de jantar em restaurantes ou em casas particulares, sem sentir qualquer inveja profissional.

Em segundo lugar, embora fazendo parte das hostes dos amadores, não deixa de praticar a arte culinária, não se limitando a fazer parte de um clube ou sociedade gastronómica.»
Da introdução de W. H. Auden





Trad. Isabel Lopes da Silva
Introd. W. H. Auden
PVP €17

Sem comentários:

Enviar um comentário