18.2.10

Livros da Relógio D’Água nos Media (semana de 1 a 7 de Fevereiro de 2010)

Na revista LER de Fevereiro de 2010, José Riço Direitinho escreve sobre Hipátia de Alexandria de Maria Dzielska, considerando que «é um exemplo de como a História raramente se faz sem erudição, tenacidade, inteligência e muito trabalho».

Na mesma revista, Filipa Melo escreve sobre Wilkie Collins a propósito da edição pela Relógio D’Água de A Mulher de Branco e A Pedra da Lua. Sobre A Mulher de Branco afirma que «a narração, aparentemente descontraída e simples, progride em proporção com a inquietação do leitor. Virada a última página, A Mulher de Branco confirma-se como uma experiência de leitura difícil de esquecer».

Ainda na LER de Fevereiro, entre os 50 livros de Ciência publicados em Portugal neste século são escolhidas 4 obras publicadas pela Relógio D’Água, a saber O Computador e o Cérebro de John von Neumann, Porque É Que a Vida Acelera à Medida Que Se Envelhece de Douwe Draaisma, Uma Mente Brilhante de Sylvia Nasar e A Viagem do Beagle de Charles Darwin.

No Público de 5 de Fevereiro, Maria Conceição Caleiro escreve sobre Hannah Arendt e Martin Heidegger de Elzbieta Ettinger. No final da crítica afirma que Hannah Arendt «sempre precisou de se representar sempre como a mulher da vida de Heidegger, aquela que o teria compreendido como ninguém. Ilusão (ou não) que ele acalentou. Cinquenta anos – amor e cumplicidade, inextirpável – de filósofo para filósofo».

Na revista Actual do Expresso de 5 de Fevereiro Luís M. Faria analisa o romance A Ilha de Arturo de Elsa Morante, que considera uma excelente narrativa sobre a adolescência. Em sua opinião, a autora é digna de uma atenção pelo menos tão grande como merece o escritor Alberto Moravia, com quem viveu anos e anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário