15.2.26

Sobre O Fim dos Estados Unidos da América, de Gonçalo M. Tavares

 «É impos­sí­vel ler-se “O fim dos Esta­dos Uni­dos da Amé­rica” sem se ser aco­me­tido pela sen­sa­ção fami­liar de (re)conhe­ci­mento daque­les nomes, pai­sa­gens e acon­te­ci­men­tos que sobre­po­voam as 900 pági­nas do livro.

Afi­nal, desde sem­pre fomos “ensi­na­dos”, por força do con­tacto em larga escala com livros, fil­mes, séries, peças de tea­tro ou dis­cos, a tomar como nossa uma rea­li­dade sobre a qual, como nos tem demons­trado a igno­mi­ni­osa ação do atual ocu­pante da Casa Branca, não deve­rí­a­mos saber infi­ni­ta­mente mais do que a dos nos­sos vizi­nhos euro­peus.

O grau de iden­ti­fi­ca­ção que o lei­tor esta­be­lece com a atmos­fera des­crita por Gon­çalo M. Tava­res é fun­da­men­tal para que os con­tor­nos gro­tes­cos, quase irre­ais, da nar­ra­tiva vão sendo esba­ti­dos, ganhando uma vero­si­mi­lhança que só vem tor­nar ainda mais medo­nho o caos ins­ta­lado.

É, pois, do colapso de um impé­rio de que se fala nes­tas pági­nas. Mais con­cre­ta­mente, das ruí­nas de uma nação que vê alas­trar a peste pelo seu ter­ri­tó­rio aden­tro, sem que esse facto seja sufi­ci­ente para inter­rom­per, por um ins­tante que seja, o pro­cesso des­tru­tivo em curso.» [Jornal de Notícias, 11/2/2026: https://www.pressreader.com/portugal/jornal-de-noticias/20260211/282243787041336 ]


O Fim dos Estados Unidos da América e outras obras de Gonçalo M. Tavares estão disponíveis em https://www.relogiodagua.pt/autor/goncalo-m-tavares/

Sem comentários:

Enviar um comentário