No decurso de uma volta ao mundo, a bordo do seu veleiro Snark, Jack London e Charmian Kittredge London chegam ao Havai em maio de 1907. É lá que descobrem a atividade mágica de «deslizar» nas ondas em longas pranchas de madeira e aprendem a surfar com o jornalista e viajante Alexander Hume Ford, seu compatriota, e com o surfista de ascendência parcialmente havaiana George Freeth.
Para Jack London, a arte de surfar reside menos na força e no domínio das ondas do que na ausência de resistência ao seu desenvolvimento, ou seja, numa forma de abandono e humildade. Inicialmente redigido em 1907 para a Woman’s Home Companion, o artigo de Jack London foi publicado no ano seguinte na revista literária Pall Mall Magazine, antes de se transformar no sexto capítulo de O Cruzeiro do Snark, com o título «Um Desporto de Reis».
Charmian Kittredge London publicou em 1917 O Nosso Havai.
Surf, Um Desporto de Reis, de Jack London e Charmian Kittredge London (tradução de José Miguel Silva), e outras obras de Jack London estão disponíveis em https://www.relogiodagua.pt/autor/jack-london/


Sem comentários:
Enviar um comentário