6.12.25

Sobre Os Lobos da Floresta da Eternidade, de Karl Ove Knausgård

 Um romance vasto e humano, que questiona as responsabilidades que temos perante os outros e nós mesmos — e os limites do que conseguimos compreender acerca da própria vida.

Em 1986, Syvert Løyning, de vinte anos, regressa do serviço militar à casa da mãe, no sul da Noruega. Uma noite, o seu falecido pai surge-lhe num sonho. Ao perceber que, na realidade, pouco sabe sobre ele, Syvert inicia uma investigação. O que descobre altera o seu passado e põe em causa tudo o que julgava saber sobre si. Mas quando a mãe adoece e Syvert precisa de cuidar sozinho do irmão mais novo — Joar —, deixa de haver espaço para especulações filosóficas.

Na Rússia atual, Alevtina Kotov, professora de biologia na Universidade de Moscovo, viaja com o filho até casa do padrasto, para celebrar o seu octogésimo aniversário. Em jovem, Alevtina era brilhante, curiosa e motivada; colocava grandes questões sobre a vida e a consciência humana. Agora, ao aproximar-se da meia-idade, perdeu essa ambição, sem entender como ali chegou. O padrasto, músico, criou-a como se fosse sua filha, e ela nunca se interessou em conhecer o pai biológico. Quando finalmente investiga, descobre que ele morreu há muito, deixando dois filhos: Joar e Syvert.

Anos mais tarde, quando Syvert e Alevtina se encontram em Moscovo, têm duas formas muito diferentes de encarar a vida. Enquanto isso, uma estrela brilhante aparece no céu, iluminando a existência humana e os mistérios que transcendem a nossa visão do mundo.


«Knausgård está entre os melhores escritores vivos.» [The New York Times]


«Knausgård está de volta com um novo romance, irresistivelmente envolvente.» [The Washington Post]


«Os Lobos da Floresta da Eternidade, à semelhança de um romance russo do século XIX, debate-se com os grandes opostos: a visão materialista e a religiosa. O mundo enquanto acidente cósmico versus encarnação de uma intenção luminosa. Este mundo está ou não impregnado de significado? E terá havido melhor momento para o perguntar?» [The New York Times Book Review]


Os Lobos da Floresta da Eternidade (tradução do norueguês de João Reis) e outras obras de Karl Ove Knausgård em https://www.relogiodagua.pt/autor/karl-ove-knausgard/

Sem comentários:

Enviar um comentário