Conferência Agustina/Régio — Uma amizade singular, na Casa-Museu José Régio, em Portalegre, 2 de Outubro, às, 16h00, por Mónica Baldaque.
Por ocasião da doação, por Mónica Baldaque, da arca do bragal de a Sibila — que pertencera a tia Amélia de Agustina Bessa-Luís — à Casa-Museu José Régio, em Portalegre, terá lugar uma conferência que homenageia e celebra ambos os autores.
A arca foi objecto de um pedido expresso de Agustina a José Régio, em carta datada de 12 de Fevereiro de 1962 (Agustina – Régio. Correspondência (1955-1968), Relógio D’Água Editores):
“Considero objecto de arte o seu gosto de coleccionador e peço-lhe que escolha para mim uma arca de bragal, não imensa nem própria para esconder o sedutor tradicional, mas simples caixa para guardar o enxoval deixado pela minha querida Sibila, fiado por ela, escolhido por ela no puxado do tear. Peço-lhe uma velha arca escolhida com amor para um voto delicado do meu coração. Pagarei o seu preço e transporte; só quero de si uma intenção terna associada à que me leva a adquirir tal objecto.”
Desta forma, a conferência assinala não apenas a incorporação de uma peça de valor simbólico no espólio da Casa-Museu, mas também o diálogo afectivo e intelectual entre Agustina Bessa-Luís e José Régio.
Correspondência Agustina–Régio (1955‑1968), de Agustina Bessa-Luís e José Régio (prefácio de Mónica Baldaque), e outras obras de Agustina Bessa-Luís estão disponíveis em https://www.relogiodagua.pt/autor/agustina-bessa-luis/


Sem comentários:
Enviar um comentário