2.9.25

Apresentação de As Casas da Vida de Agustina, de Mónica Baldaque



No dia 3 de Setembro, quinta-feira, às 16h30, no Auditório Multimédia da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, nos Jardins do Palácio de Cristal, R. de Dom Manuel II, Porto, Maria João Reynaud apresenta As Casas da Vida de Agustina, de Mónica Baldaque.



«A família, todos eles, tinham um espírito de nómadas, desenraizados da terra que pisavam, ela era apenas o caminho a percorrer, e cavam para trás, em imagens, os lugares, as pessoas, a própria vida passada. Imagens que Maria Agustina chamava a si, numa espécie de recitação meticulosa, como se se entregasse a uma dissecação poética.

Poética?

O comboio para a Póvoa passava ao longe, nas traseiras da casa, como um brinquedo de folha; avistavam-se os misteriosos casarões cinzentos das famílias alemãs de Oliveira Monteiro, onde um velho jardineiro furtivo varria a caruma do chão de saibro branco; no jardim do colégio das Teresianas, de japoneiras rajadas e araucárias seculares, cruzavam-se caminhos de passeio e oração daquelas freiras de toucado real.»


As Casas da Vida de Agustina e outras obras de Mónica Baldaque estão disponíveis em https://www.relogiodagua.pt/autor/monica-baldaque/

Sem comentários:

Enviar um comentário