18.7.25

Sobre Jacarandá, de Gaël Faye

 Disponível em www.relogiodagua.pt e a chegar às livrarias: Jacarandá, de Gaël Faye (tradução de Júlia Ferreira e José Cláudio)


Que segredos esconde a sombra do jacarandá, árvore de eleição de Stella? O seu amigo Milan levará anos a descobri-los. Anos para penetrar nos silêncios do Ruanda, devastado após o genocídio dos tútsis. Ao devolver a palavra aos desaparecidos, os jovens escaparão à solidão e encontrarão paz junto às margens deslumbrantes do lago Kivu.

Ao longo de quatro gerações, Gaël Faye conta-nos a história de um país que tenta renovar-se através do diálogo e do perdão, nunca perdendo a fé na humanidade.


Jacarandá foi distinguido com o Prémio Renaudot 2024 e o Choix Goncourt du Portugal 2025.


Gaël Faye nasceu em 1982 no Burúndi, filho de mãe ruandesa e pai francês. Aos treze anos fugiu com a família para França para escapar à guerra civil e ao genocídio que assolaram a região dos Grandes Lagos. Formado em Economia e Finanças, abandonou o mundo da banca para se dedicar à música e à escrita.

É conhecido como rapper e como autor. O seu primeiro romance, Petit pays, tornou--se um fenómeno literário e foi traduzido para dezenas de línguas, adaptado ao cinema e distinguido com múltiplos prémios, entre os quais o Prix Goncourt des lycéens. A sua escrita combina uma sensibilidade poética com um olhar lúcido sobre a memória e o exílio.

Além da literatura, Gaël Faye tem uma sólida carreira musical, misturando hip-hop, world music e poesia falada.

Vive entre França e o Ruanda.


Mais informação em https://www.relogiodagua.pt/produto/jacaranda/

Sem comentários:

Enviar um comentário