Em Sistemas em Estado Crítico, um androide assassino descobre-se a si mesmo, e Martha Wells recorre à sua história para interrogar as raízes da consciência através da inteligência artificial.
Num futuro dominado por corporações e viagens espaciais, as missões planetárias têm de ser aprovadas pela empresa, e as equipas são acompanhadas por androides de segurança fornecidos pela mesma. Mas os contratos são atribuídos ao licitante que fica mais barato, e por isso a segurança não pode ser considerada uma preocupação essencial.
Em simultâneo, num planeta distante, uma equipa de cientistas realiza testes num androide fornecido pela empresa, uma UniSegur autoconsciente que pirateou o próprio módulo de controlo e que se refere a si mesma como Assassiborgue. Revelando profundo desprezo pelos humanos, tudo o que realmente quer é estar em paz tempo suficiente para descobrir quem é. Mas quando uma missão vizinha corre mal, cabe aos cientistas e ao seu assassiborgue descobrir a verdade.
Vencedor dos prémios Hugo, Nebula, Alex e Locus.
Brevemente uma série de televisão Apple TV+.
«Todos nós somos um pouco assassiborgues.» [NPR]
Sistemas em Estado Crítico, de Martha Wells (tradução de José Miguel Silva), está disponível em https://www.relogiodagua.pt/produto/sistemas-em-estado-critico/
Sem comentários:
Enviar um comentário