8.7.24

Sobre Canção do Profeta, de Paul Lynch

 


Numa noite escura e chuvosa em Dublin, a cientista e mãe de quatro filhos Eilish Stack abre a porta de sua casa e depara-se com dois oficiais da recém-formada polícia secreta da Irlanda que pretendem interrogar o seu marido, um sindicalista. Depois do marido, também o seu filho mais velho desaparece.

A Irlanda está a desmoronar-se. O país está sob o domínio de um governo que se inclina para a tirania e Eilish só pode assistir impotente enquanto o mundo que conhecia desaparece.

Até onde irá ela para salvar a sua família? E o que — ou quem — está disposta a deixar para trás para o conseguir?


«O júri do Booker Prize escolheu o livro mais oportuno e relevante da lista.» [The Guardian]


«Nenhum livro me abalava tão intensamente há muitos anos… As comparações são inevitáveis — Saramago, Orwell, McCarthy —, mas este romance ocupará o seu lugar próprio.» [Colum McCann]


«Um dos romances mais importantes desta década.» [Ron Rash]



Paul Lynch é autor de cinco romances. O mais recente, Canção do Profeta, venceu o Prémio Booker 2023. Anteriormente, o escritor ganhou o Prémio Kerry Group de Romance Irlandês do Ano e o Prémio Libr’à Nous de Melhor Romance Estrangeiro de França, entre outros. Foi finalista de muitos prémios internacionais, incluindo o Prémio Walter Scott do Reino Unido, o Prémio Strega Europeu de Itália, o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro de França, o Prémio Littérature-Monde e o Prémio Jean Monnet de Literatura Europeia. Em 2024, foi nomeado Distinguished Writing Fellow da Universidade de Maynooth e eleito para a Aosdána, a academia irlandesa das artes que honra artistas distintos. Os seus romances foram traduzidos para mais de 30 línguas.


Esta edição foi publicada com o apoio da @Literature Ireland


Canção do Profeta, de Paul Lynch (Tradução de Marta Mendonça), está disponível em https://www.relogiodagua.pt/produto/cancao-do-profeta-premio-booker-2023/

Sem comentários:

Enviar um comentário