«Um livro que saiu por agora, chamado “Democracia”, de um dos grandes escritores portugueses, chamado Alexandre Andrade. Ele nasceu em 1971; pelo menos que eu me aperceba, não dá grandes entrevistas, não aparece assim muito naquelas coisas dos festivais de escritores e essas coisas, não é assim muito presente nos media, mas tem uma obra já bastante longa, profícua.
E este livro, além de tudo, além da qualidade intrínseca que tem, tem uma temática que eu acho notável e é uma óptima ideia.
É um livro que começa nos tempos a seguir ao 25 de Abril, e são amigos, conhecidos, que estão numa casa, e estão a contar uns aos outros a sua história, ou a sua versão da história. Depois o livro — eu ainda não acabei — vai prosseguindo dentro do tempo português, portanto caminha para o futuro a partir de ali de Abril de 74, a do partir do Verão Quente, ele permite-nos revisitar a época e acompanhar as personagens a viverem num país diferente, necessariamente, o país da democracia, com outro tipo de conflitos e desafios.» [Pedro Boucherie Mendes, Pop Up, Observador, 18/4/2024: https://observador.pt/programas/pop-up/que-cultura-popular-havia-antes-do-25-de-abril/]
O lançamento de Democracia terá lugar no próximo dia 23 de Abril, pelas 18:30, na Ler Devagar da Casa do Comum, em Lisboa, com apresentação de Isabel Lucas.
Democracia e outras obras de Alexandre Andrade estão disponíveis em https://www.relogiodagua.pt/autor/alexandre-andrade/
Sem comentários:
Enviar um comentário