24.8.23

Sobre Um Balé de Leprosos, de Leonard Cohen

 



Pode ler-se na edição de Verão da revista LER um excerto de «Um Balé de Leprosos — Romance e Contos», de Leonard Cohen, que a Relógio D’Água publicará no próximo mês de Setembro, com tradução de Frederico Pedreira


«Antes de morrer, Leonard Cohen confidenciou que o coração do seu legado, a sua verdadeira obra-prima, está nos arquivos que organizou ao longo da vida. Foi de lá que, em 2022, surgiu a recolha “Um Balé de Leprosos”, composta por um romance curto, o rascunho de uma peça de teatro e 15 contos totalmente inéditos, escritos entre os 22 e os 31 anos, quando o poeta e escritor ainda não optara quase completamente pela composição e gravação de canções. Esta juvenília preciosa, a publicar em Portugal pela Relógio D’Água neste verão, mostra como Cohen se encontrava já, meditativa e virtuosamente, no exato e melancólico “centro das coisas”.» [LER, Verão 2023]


Reproduz-se abaixo o início do romance:

«O meu avô veio morar comigo. Não tinha outro lugar para onde ir. O que teria acontecido a todos os seus filhos? Morte, declínio, exílio — não sei muito bem. Os meus pais morreram de dor. Mas, para começar, não posso ser muito soturno, caso contrário irás deixar‑me, e isso é o que eu mais temo, creio. Quem começaria a ler uma história sabendo que a mesma iria acabar com um carro triunfal a subir ao céu ou com uma cruz?»


As obras de Leonard Cohen editadas pela RelógioD’Água estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/leonard-cohen/

Sem comentários:

Enviar um comentário