20.4.21

Sobre Noite Virtuosa e Fiel, de Louise Glück

 



«Vertido por Margarida Vale do Gato, "Noite virtuosa e fiel"é um dos quatro títulos já disponíveis no mercado e constitui, para quem ainda não tinha contactado com a sua escrita límpida mas impregnada de significado(s), um verdadeiro deleite.

Pelo despojamento destes poemas, antes de mais, evitando o jargão (falsamente) poético que por aí abunda, mas também pela forma subtil como interseciona passado, presente e futuro nas suas reflexões.

Nestes escritos, "um dia segue-se continuamente a outro", sem cortes ou ruturas abruptos, mas como se nos movêssemos num território paralelo que dispensa medições cronológicas convencionais. O tempo, inelutável e impoluto, fica em suspenso à medida que acedemos a uma dimensão mais profunda e enriquecedora da nossa visão do mundo e dos seres humanos.

Nunca tendo escondido que é uma apaixonada pelo silêncio, Glück parece imbuída desse mesmo objetivo na construção dos seus poemas. Não significa isto que sejam necessariamente breves ou urgentes, mas, acima de tudo, porque o modo como fixam os instantes contém um reconhecimento implícito da impossibilidade de comunicação.» [Sérgio Almeida, JN, 17/4/2021. Texto completo em https://www.jn.pt/artes/o-silencio-como-fim-ultimo-do-poema-13582520.html]


Noite Virtuosa e Fiel e as outras obras de Louise Glück já editadas pela Relógio D’Água estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/louise-gluck/

Sem comentários:

Enviar um comentário