8.1.21

Entrevista a Karl Ove Knausgård sobre «A Minha Luta: 6 — O Fim»

 


 

«Intitulado “O Fim”, o sexto e derradeiro volume de “A Minha Luta” (ciclo a que o autor se refere sempre como se fosse um único livro) foi concluído em setembro de 2011. Com as suas mais de mil páginas, é publicado agora em Portugal pela Relógio D’Água, que iniciou a edição do ciclo em 2014. Lá dentro: reflexões sobre os próprios livros e o impacto que tiveram; crises conjugais e uma descrição penosa do colapso mental da então mulher de Knausgård (a também escritora Linda Boström, que sofre de perturbação bipolar); rotinas familiares com crianças pequenas; cigarros e pensamentos, fumo e ideias; longos ensaios sobre a ascensão de Hitler ao poder ou sobre um poema de Paul Celan em que o holocausto se pressente nos interstícios de uma linguagem dissolvida; todos os nadas que há no tudo e todos os tudos que há no nada.

Quase dez anos depois de ter colocado um ponto final no ciclo autobiográfico “A Minha Luta”, como é que olha para estes seis romances e mais de 3500 páginas?

O livro procurou ser, basicamente, uma crónica daqueles anos da minha vida. A ideia era muito simples: escrever sobre mim, exaustivamente, da forma mais pessoal e íntima que conseguisse. Nunca imaginei que um projecto desta natureza pudesse tornar-se popular, mas foi precisamente isso que aconteceu. O livro explodiu na Noruega, com vendas e uma exposição pública como não se via acontecer na literatura há muitas décadas. Toda a gente falava sobre ele, estava nas notícias da televisão, nas capas dos jornais. E, de repente, com tanto burburinho, transformei-me numa figura mediática. O fenómeno repetiu-se depois noutros países. Foi muito inesperado e mudou tudo, para mim e para a minha vida profissional. Passados estes anos, já não releio os vários volumes e francamente nem sequer sei muito bem o que lá está. “A Minha Luta” é um capítulo encerrado. Segui em frente. Mas claro que de vez em quando, à medida que os livros vão sendo publicados noutras línguas, há jornalistas a pedir entrevistas, como é agora o caso, e volto a pensar no assunto.»

[José Mário Silva,«E», 2021/01/08]

«A Minha Luta: 6 — O Fim» e outras obras de Karl Ove Knausgård estão disponíveis em: https://relogiodagua.pt/autor/karl-ove-knausgard/

Sem comentários:

Enviar um comentário