25.11.20

Sobre Duna, de Frank Herbert

 



Uma mistura de aventura e misticismo, ambientalismo e política, Duna venceu o primeiro Prémio Nebula, partilhou o Prémio Hugo e é hoje reconhecido como o mais importante épico de ficção científica.

Obra-prima de Frank Herbert, Duna decorre no planeta deserto de Arrakis. Narra a história de Paul Atreides, herdeiro de uma família nobre encarregada de governar um mundo inóspito, onde a única coisa de valor é uma especiaria, melange, que é na verdade uma droga capaz de prolongar a vida e expandir a consciência. Cobiçada em todo o universo conhecido, a melange revela-se um tesouro pelo qual as pessoas estão dispostas a matar. Quando os Atreides são traídos, a destruição da sua família conduz Paul a um destino mais importante e arriscado. E, à medida que evolui, dando forma ao misterioso Muad’Dib, tornará real o sonho mais antigo e perseguido pela humanidade.


«Não conheço nada que se lhe compare, além de O Senhor dos Anéis.» [Arthur C. Clarke, autor de 2001, Odisseia no Espaço]


«É possível que Duna seja mais relevante agora do que na data em que foi publicado.» [The New Yorker]


Duna será brevemente adaptado ao cinema por Denis Villeneuve, tendo como actores Timothée Chalamet, Josh Brolin, Jason Momoa, Zendaya, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Javier Bardem, Dave Bautista, Stellan Skarsgård e Charlotte Rampling.


Duna (trad. Jorge Candeias) está disponível em https://relogiodagua.pt/produto/duna/

Sem comentários:

Enviar um comentário