30.9.20

Sobre Humilhados e Ofendidos, de Fiodor Dostoievski

 



Publicado em 1861, Humilhados e Ofendidos é uma das principais obras de Dostoievski, antecipando em personagens como o príncipe Valkovski romances como O Idiota.

Dostoievski retoma de Gente Pobre os humilhados pelas circunstâncias da vida, ofendidos nos seus direitos e excluídos para as margens das grandes cidades. São personagens com o orgulho ferido, que resistem à hipocrisia e falta de humanidade dos seus opressores, se movem num meio em que os paixões esbarram com a frieza dos costumes.

O protagonista principal é Ivan Petrovitch, que procura um alojamento menos húmido do que aquele onde se albergou e cuja vida se altera ao conhecer um velho e o seu cão, tão miseráveis um como o outro. Em breve, é envolvido num dos temas recorrentes na obra de Dostoievski, a dispersão do amor entre várias personagens. 

O maior elogio a Humilhados e Ofendidos foi feito por Tolstói, que, ao tomar conhecimento da morte de Dostoievski, escreveu a um amigo: “Nunca vi o homem, nem tive nenhuma espécie de relação directa com ele, mas quando morreu compreendi de imediato que tinha sido para mim o mais precioso, o mais querido e o mais necessário dos seres. […] Sempre o considerei um amigo e esperava confiadamente vê-lo algum dia. E, de repente, leio a notícia da sua morte. Primeiro senti-me inteiramente confuso e, quando depois compreendi como o tinha apreciado, comecei a chorar… Ainda agora estou a chorar. Só poucos dias antes da sua morte tinha lido com emoção e prazer o seu Humilhados e Ofendidos.”


Humilhados e Ofendidos (trad. Carlos Leite) e outras obras de Fiodor Dostoievski estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/fiodor-dostoievski/


Sem comentários:

Enviar um comentário