22.4.20

Nelson Nunes sugere a leitura de Gonçalo M. Tavares e Oliver Sacks



Na rubrica Livros para a Quarentena, no site Eu Leio em Casa, Nelson Nunes sugere a leitura de Atlas do Corpo e da Imaginação, de Gonçalo M. Tavares, de Musicofilia, de Oliver Sacks.



«O Atlas do Corpo e da Imaginação é a sua obra maior. É uma enciclopédia sobre o que somos e quem somos, com os outros e connosco próprios, numa exploração diametral que vai da função dos dedos ou dos olhos à nossa necessidade de ter leis e fazer política.
Este, como todos os outros na vastíssima bibliografia de GMT, é algo nunca antes visto na literatura. Inventivo como pouquíssimos.»



«“O pai espirra em dó menor.” Foi este o caso que mais me surpreendeu neste livro: uma criança hipersensível à música que conhecia as notas só de as escutar. Musicofilia, de Oliver Sacks, é um compêndio de casos de pessoas que têm uma estranha relação neurológica com a música, com tanto de bizarro quanto de fascinante.
E, se já leram esta obra, podem escolher, à confiança, qualquer outra da bibliografia de Sacks, porque o cavalheiro era um virtuoso da escrita, e qualquer livro seu é garantidamente um mergulho incomparável na mente humana.»

Todas as sugestões podem ser consultadas aqui: https://euleioemcasa.pt/livros-para-a-quarentena-2-por-nelson-nunes/

Atlas do Corpo e da Imaginação e outras obras de Gonçalo M. Tavares estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/goncalo-m-tavares/

Musicofilia e outras obras de Oliver Sacks estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/oliver-sacks/

Sem comentários:

Enviar um comentário