19.3.20

Sobre O Atelier de Noite, de Ana Teresa Pereira




«Neste O Atelier de Noite (Relógio D´Água, 2020) encontramos duas partes distintas – a 1.ª homónima do título e a 2.ª intitulada “Sete Rosas Vermelhas” – com evidentes pontos de contacto entre si e com os livros anteriores da autora. As obsessões, o ritmo, as iterações, os nomes de personagens que reaparecem como espectros e as referências expressas ao trabalho de criação literária pelas suas narradoras são disso testemunho. «Se continuar a escrever a história, uma e outra vez, talvez um dia fique tudo certo.», diz-nos Agatha Christie na página 46.
Com o seu estilo inconfundível, Ana Teresa Pereira baralha percepções e mescla vozes de personagens e narradores com o que deixa de seu em cada volume, mas o tema da reinvenção da história pessoal de uma mulher no limite é recuperado neste O Atelier da Noite, com a grata surpresa de evocar um dos episódios mais misteriosos da história da literatura: o desaparecimento de Agatha Christie durante onze dias, reaparecendo com alegações pouco convincentes de amnésia.
Com frequentes momentos de meta-ficção, a escrita de Ana Teresa Pereira é agitação desfocada e enquadrada por uma bela moldura, como o Stormy Sea with Blazing Wreck de Turner.» [Paulo Ribeiro da Silva, Revista Intro, 14/3/2020. Texto completo em http://www.intro.pt/o-atelier-de-noite-ana-teresa-pereira-relogio-dagua-2020/ ]

Este e outros livros de Ana Teresa Pereira estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/ana-teresa-pereira/

Sem comentários:

Enviar um comentário