26.3.20

Os Autores Respondem (Alexandre Andrade)



Alexandre Andrade: «O tema da epidemia […] tem sido profusamente glosado na história da literatura»

A Relógio D’Água perguntou a alguns dos autores que publica que leituras estão a fazer e se são diferentes das habituais, que consequências poderá ter a actual pandemia nas relações individuais e na criação ensaística e literária, e ainda as suas consequências na ecologia e na política internacionais.
Publicamos em seguida essas respostas.

«Não são diferentes das habituais. Estou a ler uma colectânea de três livros de contos de Maria Judite de Carvalho (“Flores ao Telefone/Os Idólatras/Tempo de Mercês”, Minotauro, 2018) e “Impunidade” (Virginia López, Esfera dos Livros, 2013), um livro sobre os escândalos mais mediáticos da democracia portuguesa. Este último é sobretudo com o fim de recolher material para um livro que estou a projectar.
Não vejo como possa alterar as relações individuais, para lá de algum retraimento físico nas interacções sociais de proximidade. O impulso para socializar e procurar o outro é demasiado poderoso para ser significativamente perturbado ou condicionado por um evento como este. Haverá ajustes, metamorfoses, inibições pontuais, mas nada de profundo. Quanto a novos temas literários: a pandemia servirá decerto de inspiração para enredos, mais ou menos sensaborões, tal como qualquer evento global de grande magnitude. O tema da epidemia e de como a sociedade reage a ela tem sido profusamente glosado na história da literatura (Boccaccio, Defoe, Manzoni, Camus, etc. …); na esteira da presente epidemia, essa tendência crescerá um pouco, para depois regressar à normalidade.
Penso que esta é a altura de aguçar o espírito crítico, estar atento, preservar a saúde de cada um e dos próximos. Tentar traçar cenários futuros é uma tendência natural, mas aventurar-se por especulações mais sistemáticas sobre consequências a longo prazo é um exercício fútil, a não ser (e mesmo assim…) que se disponha de abundância de dados, muito tempo e formação científica em áreas relevantes.» [Alexandre Andrade]

Todos Nós Temos Medo do Vermelho, Amarelo e Azul e outras obras de Alexandre Andrade estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/alexandre-andrade/

Sem comentários:

Enviar um comentário