10.2.20

Sobre Ingmar Bergman — O Caminho contra o Vento, de Cristina Carvalho




«Pode ser complicado, por vezes, escrever sobre um artista que admiramos. Qual a melhor abordagem? Se por um lado é imperativo evidenciar a sua aparente genialidade, por outro não queremos cair no erro de transformar o nosso texto num mero exercício laudatório. Que facetas do artista abordar? Apenas a sua obra, ou também faz sentido incluir aspetos biográficos?
Tudo se torna mais difícil se o artista em causa for amplamente considerado um génio, alguém cuja obra deixou uma marca indelével no mundo, como é o caso de Ingmar Bergman. É por isso que este livro de Cristina Carvalho se torna numa leitura essencial. Não se trata de uma mera biografia que elenca os principais momentos da história de Bergman, ou um ensaio cinematográfico sobre a importância do realizador para a sétima arte. É sim um relato contido e intimista, contado na primeira pessoa por um Bergman fictício, abrangendo, ironicamente, toda a sua vida, desde o momento do seu nascimento até após a sua morte.
Apesar de este Bergman ser uma criação de Cristina Carvalho, que nunca teve a oportunidade de privar ou conhecer o realizador, o leitor fica com a sensação de que de facto o Bergman real teria pensado e agido daquela maneira. Este livro é fruto de um conjunto de elementos que, quando reunidos, formam a base necessária para uma descrição apaixonante e fiel deste homem.
Para além de um estudo intenso dos arquivos de Bergman, que lhe deram a conhecer os seus escritos e alguns dos seus pensamentos mais íntimos, Cristina Carvalho conversou com quem o conhecia de perto, o que a ajudou a perceber mais sobre a sua personalidade e a forma como lidava com outros. Talvez mais importante que isto, a autora visitou e respirou o ar da ilha por que Bergman se apaixonou, Farö, no meio do Mar Báltico, local essencial para a vida do artista, sendo dele indissociável.» [Miguel Troncão, Observador, 8/2/2020. Texto completo em https://observador.pt/2020/02/08/cristina-carvalho-e-o-seu-possivel-bergman/ ]


Esta e outras obras de Cristina Carvalho estão disponíveis em https://relogiodagua.pt/autor/cristina-carvalho/

Sem comentários:

Enviar um comentário