19.6.19

Jenny Erpenbeck recebe Prémio Llibreter 2019




Com o livro Eu Vou, Tu Vais, Ele Vai, Jenny Erpenbeck recebeu o Prémio Llibreter 2019, atribuído pelo Gremi de Llibreters de Catalunya, organização de profissionais da indústria livreira a Catalunha.
O júri destacou a “prosa ágil, directa e sem excessos de dramatismo”, que aborda “sem cair em estereótipos” um tema da actualidade.
Em Portugal, o livro foi editado em 2018 pela Relógio D’Água.

Toda a vida Richard foi professor universitário, imerso no mundo dos livros e das ideias. Mas, agora que está aposentado, com os seus livros ainda amontoados em caixas, entretém-se a calcorrear as ruas da sua cidade, Berlim. Em Alexanderplatz, descobre uma nova comunidade — uma cidade de tendas, erguida por refugiados africanos. Embora hesitante, trava conhecimento com os recém-chegados, enquanto começa a questionar o seu próprio sentido de pertença a uma cidade que outrora dividiu os seus cidadãos entre eles e nós.
Uma apaixonada contribuição para o debate sobre raça, privilégio e nacionalidade, e simultaneamente uma análise excecional da demanda de um homem maduro pelo significado da sua vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário