15.1.19

Sobre Dentes de Rato, de Agustina Bessa-Luís




No âmbito da iniciativa Ano Agustina, mensalmente, ao longo de 2018, a Comunidade Cultura e Arte publicou uma crítica a um dos livros de Agustina Bessa-Luís, do catálogo reeditado pela Relógio D’Água.
No dia 4 de Janeiro, foi publicado o texto de Sofia Trovisco sobre «Dentes de Rato»:

«Dentes de Rato é um conto infantil da autoria de Agustina Bessa-Luís, uma nota autobiográfica ficcional, cuja escrita simples e fluida viaja através da narrativa de histórias, lugares e pessoas que marcam o universo infantil de Lourença. Um conto que evidencia os traços mais marcantes da infância da autora, os quais são explorados em inúmeras obras literárias de Agustina – as inúmeras mudanças de casa e de localidade, devido ao emprego do pai; a ligação íntima com o campo e com o norte de Portugal, lugares esses que cultivaram para sempre o seu imaginário; e a convivência com os costumes e tradições do século XX, fomentando o seu espírito crítico face ao papel da mulher na sociedade e o seu gosto pela moda.
Lourença – uma menina de seis anos e a mais nova de quatro irmãos – é conhecida no seio familiar por Dentes de Rato, por ‘uma mania que ninguém podia explicar’: mordia todos os frutos que estavam na fruteira, ficavam com ‘duas dentadinhas já secas e onde a pele mirrara’, denunciando assim a sua presença. 
(…)
É possível encontrar, de novo, Lourença e o início do seu amor pela escrita na obra Vento, Areia e Amoras Bravas; Agustina presenteia-nos, assim, com a oportunidade de a conhecer pelas palavras da própria.» [Texto completo aqui.]

A Relógio D’Água publicará «Vento, Areia e Amoras Bravas» no primeiro semestre de 2019.

Sem comentários:

Enviar um comentário