10.12.18

Comemorando a Hora Clarice




Para comemorar a Hora Clarice, que a 10 de Dezembro celebra o nascimento da autora de Perto do Coração Selvagem, a Relógio D’Água publica duas obras: Todas as Crónicas e Correio para Mulheres.



Clarice Lispector escreveu para os jornais crónicas destinadas a um público feminino. Fez isso desde os tempos de estudante de Direito, quando fez reportagens para o jornal A Noite, até ao período final da sua carreira, quando entrevistava personalidades da vida cultural para revistas semanais.
No entanto, para estabelecer uma distinção em relação à sua obra literária, usou nesses trabalhos jornalísticos os nomes de Helen Palmer, Tereza Quadros e Ilka Soares. 
Neste Correio para Mulheres, foram reunidos textos antes publicados em Correio Feminino e Só para Mulheres, oferecendo-se ao leitor uma visão de conjunto deste trabalho de Clarice Lispector. Por vezes, entre conselhos diversos, muitas vezes de caráter prático, há cintilações literárias inconfundíveis do estilo de Clarice Lispector.




Todas as Crónicas reúne pela primeira vez num só volume toda a obra de Clarice Lispector como cronista, incluindo mais de uma centena de textos inéditos.

«Melhor do que Borges.»[Elizabeth Bishop]

«A maior escritora latino-americana de prosa.» [The New York Times]

«Um dos génios escondidos do século XX, na mesma liga de Flann O’Brien, Borges e Pessoa — original e brilhante, acutilante e perturbador.» [Colm Tóibín]

«Senti-me fisicamente abalada pelo seu génio.»[KATHERINE BOO, Financial Times]


«Clarice Lispector possuía uma inteligência dura como um diamante, um instinto visionário, e um sentido de humor que ia desde a admiração ingénua até à comédia mais perversa… Lispector tenta captar o que é pensar na nossa existência enquanto ainda estamos nela — no “maravilhoso escândalo” da vida, como a autora diz. Um trabalho espetacular, sem uma real continuidade dentro da literatura nem fora dela.» [Rachel Kushner, Bookforum]

Sem comentários:

Enviar um comentário