19.11.18

O Quarto de Marte e Assimetria escolhidos pela revista Time




A revista Time, através da sua crítica Lucy Feldman, escolheu os melhores dez livros de ficção saídos em 2018.
Os três primeiros lugares são ocupados por O Quarto de Marte (The Mars Room), de Rachel Kushner, Assimetria (Asymmetry), de Lisa Halliday, e An American Marriage, Tayari Jones.

Os dois primeiros foram editados pela Relógio D’Água.


Sobre O Quarto de Marte, de Rachel Kushner


Estamos em 2003 e Romy Hall enfrenta duas penas de prisão perpétua consecutivas na penitenciária feminina de Stanville, em Central Valley, na Califórnia.
Lá fora está o mundo do qual foi privada: a cidade de São Francisco da sua juventude e o filho, Jackson. Dentro, uma nova realidade: milhares de mulheres que lutam por bens essenciais à sobrevivência; os jogos, ostentações e atos casuais de violência perpetrados por guardas e reclusas; e o modo inoperante e absurdo que pauta a vida institucional nas prisões, que Kushner evoca com humor e precisão.



Sobre Assimetria, de Lisa Halliday

A primeira parte deste romance, «Delírio», desenrola-se em Nova Iorque, no pós 11 de Setembro de 2001, e aborda a ligação entre uma jovem assistente editorial e um escritor envelhecido, Ezra Blazer. Encontram-se na rua, onde ela o reconhece e ele toma a iniciativa de lhe falar. A narrativa aborda a ambiguidade na relação de um casal com idades assimétricas. De um lado, um autor famoso a quem o corpo foge. Do outro, uma mulher jovem que gostaria de escrever.
Uma segunda parte do livro, «Loucura», revela-nos personagens que atravessam as consequências da guerra do Iraque. Estamos em 2008 e Amar é um economista americano-iraquiano em viagem de Los Angeles para o Curdistão, retido no aeroporto londrino de Heathrow.  Amar é um homem dividido. Os pais desejam que ele se integre na sociedade norte-americana, mas a sua origem e preocupações arrastam-no para o Médio Oriente. E assistimos de novo às assimetrias próprias da nossa época, desta vez psicológicas, culturais e geográficas.



Sem comentários:

Enviar um comentário