18.10.18

Lembrando José Cardoso Pires




A 26 de Outubro passam 20 anos da morte do escritor José Cardoso Pires. Estão em curso diversas iniciativas para recordar a obra do autor de O Delfim e de Balada da Praia dos Cães.
Entre elas destaca-se uma exposição na Biblioteca Palácio Galveias, a 8 de Novembro, às 18:00, onde estarão fotografias de Eduardo Gageiro sobre José Cardoso Pires. A iniciativa é da Relógio D’Água, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e das Bibliotecas Municipais de Lisboa.
No dia 16 de Novembro , às 18:30, haverá o lançamento do livro LisboaLivro de Bordo, na Biblioteca Palácio Galveias. Maria do Céu Guerra, Luís Lucas e Carmen Santos irão ler excertos do livro editado pela Relógio D’Água, que tem publicado a obra do autor.
Entretanto, no próximo dia 26 de Outubro, o NEIIA (Núcleo de Estudos Ibéricos e Ibero-Americanos) e o CHAM — Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa organizam uma Jornada de Homenagem ao escritor intitulada “José Cardoso Pires, 20 anos depois: Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos”.

Será uma ocasião para celebrar a importância deste autor na literatura portuguesa e europeia, duas décadas após o seu falecimento. A iniciativa contará com a presença de Elena Losada, José Carlos de Vasconcelos, Clara Ferreira Alves, Inês Pedrosa, Bruno Vieira Amaral, Teresa Cerdeira e António-Pedro Vasconcelos, entre outros, e terá lugar no edifício I&D, junto à FCSH, durante todo o dia. Mais informação aqui: http://www.cham.fcsh.unl.pt/ac_actividade.aspx?ActId=811 

Sem comentários:

Enviar um comentário