24.8.18

Sobre Pequenos Fogos em Todo o Lado, de Celeste Ng (trad. Inês Dias)




«Um dos aspectos mais positivos é a forma inteligente como a autora arquitectou a narrativa, iniciando-a pelo fim e alternadamente figurando presente e passado para uma melhor compreensão da mesma. Consequentemente, os acontecimentos sucedem-se a um ritmo diligente, tornando-se impossível largar o livro até ter conhecimento do seu desfecho. O estilo claro e hábil da escrita de Celeste Ng é outra mais valia para uma agradável e aliciante leitura. 
Recaindo sobre a temática familiar, Pequenos Fogos em Todo o Lado é sobretudo um retrato das relações humanas e crescimento pessoal, da exaltação de sentimentos e afirmação da identidade perante as adversidades. Relata a vida como um conjunto de oportunidades e escolhas e das consequências que daí advêm, sendo inquestionavelmente a decisão de fugir ou de encarar essas consequências que determina o caminho, mais ou menos sinuoso, para encontrar a felicidade.

Com uma prosa magnífica e personagens surpreendentes, Celeste Ng consegue um romance bem estruturado que cativa o leitor. Pequenos Fogos em Todo o Lado é uma experiência que reflecte a fragilidade humana, mas também a coragem que se encontra nos lugares em que menos se espera. Por todas as razões já enunciadas, este é um livro que recomendo vivamente.» [Vítor Caixeiro, no blogue Refém das Letras, 16/08/2018. Texto completo em: https://refemdasletras.blogspot.com/2018/08/pequenos-fogos-em-todo-o-lado.html ]

Sem comentários:

Enviar um comentário