2.3.18

Como Tanizaki influenciou a arquitectura portuguesa




A importância que teve a obra «Elogio da Sombra» na arquitectura portuguesa é evidenciada por Eduardo Souto de Moura na conversa que teve com Álvaro Siza Vieira e que foi publicada no «Público» de 25 de Fevereiro.

«ESM — Depois de ler “Elogio da Sombra” [de Junichiro Tanizaki], comecei a filtrar o vidro; antigamente fazia tudo em vidro e estava resolvido. Depois comecei a ler o efeito da penumbra e lembro-me de que comecei a fazer portadas, filtros, estores e a diminuir o vidro. Já funcionava ao contrário. Eram os clientes a dizer que queriam tudo em vidro, “você é o arquitecto que faz tudo em vidro”, e eu “não, eu agora estou muito cansado”. Estou a vir para trás e as pessoas não querem.
ASV — Veja as casas árabes, os palácios… são uma coisa extraordinária. No uso da casa precisamos tanto de zonas com luz muito forte como de penumbra, de descanso, sossego, tranquilidade, etc. Esse doseamento da luz é importantíssimo. Encontra isso no cinema e encontra na música; aí é dado pelo som, não pela luz.»
[«Público», texto de Isabel Lucas, 25/2/2018]

Sem comentários:

Enviar um comentário