23.2.18

Juan Gabriel Vásquez vence Prémio Correntes d’Escritas 2018, com segundo lugar para Jaime Rocha





No dia inaugural do Festival Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim, foi anunciado o vencedor do prémio homónimo, para que foram seleccionados 14 finalistas, entre eles Jaime Rocha, com Escola de Náufragos, e Ana Teresa Pereira, com Karen (ambos publicados pela Relógio D’Água).A obra de Jaime Rocha recebeu dois dos cinco votos do júri, constituído por Fernando Pinto do Amaral, José Mário Silva, Maria de Lurdes Sampaio, Teresa Martins Marques e Javier Rioyo.
Fernando Pinto de Amaral elogiou “a depuração estilística e a qualidade poética” da escrita de Jaime Rocha. Teresa Martins Marques votou no livro de Jaime Rocha por ver nele uma “obra reveladora de uma dinâmica fragmentária e de um lirismo de excelência, criando uma poderosa alegoria da vida através de uma nebulosa onírica filiada na tradição literária do Raul Brandão de Húmus e de Os Pescadores”.

O Prémio, que este ano distingue uma obra de ficção, foi atribuído ao colombiano Juan Gabriel Vázquez, pelo romance A Forma das Ruínas. Os outros finalistas eram Rentes de Carvalho, Isabela de Figueiredo, Bruno Vieira Amaral, Ana Margarida de Carvalho, João Ricardo Pedro, Djaimilia Pereira de Almeida, João Pedro Porto, João Paulo Borges Coelho, Julián Fuks, Enrique Vila-Matas e Juan Marsé.

Sem comentários:

Enviar um comentário