18.11.16

Jonathan Franzen, Saviano e Elizabeth Strout colaboram em documentário sobre Elena Ferrante


 
O realizador italiano Giacomo Durzi está a filmar Ferrante Fever, um olhar sobre “o caso Ferrante”, tendo a ajuda dos escritores Jonathan Franzen, Saviano e Elizabeth Strout.
«“Uma tentativa de estimular reflexões sobre os motivos específicos do sucesso de Ferrante, sem ser seduzido pela provocação de fazer um documentário ‘bisbilhoteiro’ sobre a sua identidade desconhecida” – é assim que o filme é descrito pela sua produtora, a Match Factory.»
A tetralogia A Amiga Genial de Ferrante publicada pela Relógio D’Água vai ser também uma série de televisão. Os dois primeiros romances da autora, Um Estranho Amor e Os Dias do Abandono, foram também passados ao cinema por Mario Martone e Roberto Faenza.
«[A] produtora do novo documentário não esconde que quer estar alinhada com os editores da escritora italiana e “não mergulhar no assunto de quem é Elena Ferrante”. “É muito importante para mim estar em harmonia com eles”, disse à Variety Alessandra Acciai, produtora.»
Entretanto, em Portugal vai sair o livro Escombros, que reúne uma série de textos inéditos e já conhecidos de Elena Ferrante, que, apesar  de insistir emn mater-se fora da exposição pública, se mostra assim um dos autores que mais e melhor explicam os seus processos criativos (criação de personagens, elaboração de memórias, tradução noutras linguagens, como a cinematográfica).

[citações retiradas do artigo de Joana Amaral Cardoso, Público, ípsilon, 18/11/2016]

Sem comentários:

Enviar um comentário