18.10.16

Maria Filomena Molder fala ao JL







A propósito da recente edição na Relógio D’Água de Rebuçados Venezianos, a ensaísta e filósofa Maria Filomena Molder deu uma entrevista a Maria Leonor Nunes do JL. É uma das mais importantes concedidas pela autora de A Imperfeição da Filosofia, nela abordando a sua evolução intelectual e as relações entre arte e filosofia.

 

«— Lembra nesse texto de Rebuçados como se surpreendeu com os bailarinos que caíam, quando sempre tinha acreditado que a dança queria evitar a queda.

— Sim, a queda era uma falha, um desacerto e ali era um movimento desejado, sem dúvida controlado por uma técnica extraordinária. O coração da arte é a técnica. No caso, saber como fazer do corpo um instrumento. Para cair, por exemplo.

— E poder-se-á dizer que o seu pensamento “dança”?

— Talvez o que eu faça seja um substituto dessa impossibilidade. O pensamento tem tendência a aguentar-se no ar, sem ter em conta a força da gravidade. Esse é um dos seus perigos (risos). Hermann Broch tinha uns oito anos quando, como sucede com outras crianças, lhe aconteceu aquilo a que chamou “cair em si”, perceber que um dia ia morrer. Recorda na sua autobiografia que estava a brincar num bosque, perto de Viena, e percebeu que estava sozinho no mundo. Descobriu a solidão da vida humana e que a morte é um acontecimento literário. O pensamento é uma tentativa de superação, uma espécie de protecção contra a morte. Move-se numa área em que ninguém pode viver. Esse é um risco.

 
(…)


— O “estranho” sempre a atraiu. Porquê?

— Escrevi-o a propósito da minha adolescência. Em geral, o adolescente está espontaneamente preparado para saltar para fora do que lhe ensinaram, para criticar, recusar. Mais tarde compreendi que realmente gostava do que não percebia. O estranho atraía-me. Pessoas que não compreendia, obras quase ilegíveis, em cuja leitura persistia.

 
(…)


— O que a levou a juntar estes textos em Rebuçados Venezianos?

— Já tinha publicado um conjunto noutro livro sobre arte e artistas, que incluía textos sobre Ana Vieira, Helena Almeida, Rui Chafes e também sobre o texto de Walter Benjamin Mancha e sinal, uma matriz excepcional sobre a diferença entre a pintura e o desenho. A certa altura, percebi que tinha escrito sobre muitos artistas, depois de 2000, e pensei juntá-los noutro volume.» [JL, 12-10-2016]

Sem comentários:

Enviar um comentário